Franquias: uma luz no fim do túnel!

O empréstimo com imóvel em garantia é uma alternativa para realizar o aporte inicial e virar um franqueado

A crise econômica é uma realidade! Porém, situações difíceis também podem ser vistas como grandes desafios para quem tem espírito empreendedor. O estudo “Empreendedorismo no Brasil”, realizado em 2016 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aponta justamente que a motivação de novos empreendedores nos últimos 3 anos tem sido guiada por dois fatores: oportunidade e/ou necessidade.

Entretanto, jogar-se num novo negócio requer planejamento, organização, um plano de negócios, pesquisa de mercado, etc. Ou seja, é um desafio e tanto! Para quem está entrando nesse mercado em razão da necessidade e não tinha um projeto em mente, umas das opções são as franquias.  Modelos estabelecidos para investimento em que o empreendedor entra com um aporte inicial e muito trabalho.

Os números no mercado de franchising são promissores. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um crescimento de 8% no faturamento do primeiro semestre de 2017, chegando a mais R$74 bilhões. E os novos franqueados podem optar por diferentes modelos de negócios: franquias e microfranquias. Isso engloba a possibilidade de abrir uma loja de rua, quiosques dentro de shoppings ou até mesmo trabalhar de casa. As microfranquias chamam a atenção por terem um investimento inicial menor e, segundo a ABF, tem atraído homens e mulheres entre 26 e 35 anos.

As opções são muitas, mas como conseguir o dinheiro para realizar um aporte inicial para seu novo negócio? Uma das saídas é o Home Equity ou empréstimo com imóvel em garantia. Everton Braga, um dos fundadores da empresa CredMov, especializada nesse segmento, explica que essa é uma forma segura de levantar capital com os menores juros do mercado. “O principal requisito é ter um imóvel, seja residencial ou comercial, financiado ou não, a partir daí começamos o processo de avaliação para contratação do empréstimo”, esclarece o empresário.

Embora pouco conhecido no Brasil, o Home Equity é uma opção viável para novos empreendedores que precisam de recursos para começar um negócio. O principal benefício são os juros baixos. Além disso, os empréstimos nessa modalidade atingem valores altos, interessante para novos pequenos e médios empresários que precisam garantir o investimento inicial e um capital de giro para os primeiros meses da empresa.

Infelizmente, não existem muitas estatísticas sobre esse tipo de crédito no Brasil.  Um dos primeiros levantamentos, realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), aponta que esse setor de créditos fechou 2016 com R$11 bilhões em operações.

O grande receio de quem procura o empréstimo é colocar o imóvel, muitas vezes o único bem da família, em risco. É uma questão cultural, o brasileiro tem um grande apego ao lar, diferente dos americanos, por exemplo, que usam com mais facilidade essa categoria de crédito muito difundida no país e tratada com frequência em filmes e seriados. Everton comenta que os juros menores, o maior prazo e a flexibilidade de pagamento facilitam quitar o débito, por isso o cliente não deve ter medo.

Uma comparação simples deixa claro o benefício desse tipo de empréstimo. Os juros do empréstimo com imóvel em garantia estão em torno de 1,14% ao mês, enquanto os juros médios de um empréstimo pessoal podem chegar a 8,24% ao mês.

Checar as taxas de juros do empréstimo de cada banco também é uma questão importante na definição da instituição financeira escolhida, pois elas podem variar. Nesse caso, a CredMov facilita a decisão, pois reúne as informações dos principais bancos para que o cliente aposte na opção mais viável.

Pronto, ao decidir pelo empréstimo com imóvel uma nova fase começa! Após escolher a instituição financeira e passar por todas as etapas para conseguir o empréstimo (veja o passo a passo aqui – COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO COM IMÓVEL EM GARANTIA?), finalmente será possível empreender, investir em um novo sonho, abrir uma franquia e trabalhar muito para virar a página da crise econômica!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.