Como realizar a festa dos sonhos

Um empréstimo pode ajudar a pagar a celebração do casamento ou o baile de quinze anos

Eu os declaro marido e mulher! Muitos casais sonham em ouvir essa frase, em razão disso o número de cerimônias vem aumentando consideravelmente no Brasil nos últimos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocorreram mais de 1 milhão de casamentos em 2015. Os dados mostram que, mesmo com a crise no país, o mercado de festas e casamentos continua intenso.

Entretanto, o orçamento necessário para realizar uma festa pode assustar quem não entende do assunto. Uma pesquisa realizada também em 2015, pela empresa Quem Casa Quer Site, apontou que o investimento de uma festa de médio porte (80 a 120 convidados) gira em torno de R$40 mil reais. Esse valor pode ser usado como base, tanto para realização de um casamento, quanto para uma festa de debutante.

Em geral, grande parte das famílias acaba gastando mais do que planejava. Isso porque quando começam os preparativos vários detalhes são apresentados pelas empresas especializadas para abrilhantar ainda mais o evento. E quais pais têm coragem de negar a realização de um sonho aos filhos? Sim, esse mercado mexe exatamente no ponto fraco das famílias, e no que elas têm de mais importante: o sonho e o amor. Por isso, pais e noivos se comprometem a pagar valores altos e muitas vezes fora do orçamento familiar.

E opções não faltam, segundo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) existem mais de 8.500 empresas de buffets, decoração e organização de festas no país. Contudo, há algo em comum entre praticamente todas elas, a maior parte dos fornecedores e profissionais desse segmento trabalham com pagamento total do valor até a data do evento. Ou seja, mesmo planejando com antecedência, é preciso bastante organização para conseguir quitar tudo até o tão sonhado dia.

Por esse motivo, muitos casais têm optado pela realização de um Mini Wedding, uma festa de casamento para poucos convidados, com valor menor. Nesse contexto, existem também casais que já moram juntos há anos e que nunca conseguiram realizar a cerimônia por falta de condições, e se conformaram com isso. Por outro lado, convencer uma adolescente a abrir mão de uma festa grandiosa já é uma tarefa mais complicada. Por isso mesmo, o segmento tem crescido tanto. Segundo a Abrafesta, o mercado de debutantes tem potencial de 2 milhões de pessoas ao ano.

Antes de entrar em desespero ou simplesmente desistir, a família deve analisar qual valor poderia investir no evento e como isso vai ser pago sem extrapolar a renda da casa. Algumas economias domésticas até podem ser feitas, mas como o valor é alto, é importante pensar em todas as alternativas.

Muitas vezes um empréstimo pode ser uma boa saída. Empresas especializadas podem auxiliar na avaliação das propostas e orientar como fazer, a CredMov é um exemplo desse setor. “Oferecemos uma consultoria para realização de Home Equity e empréstimo com automóvel em garantia, entre outras coisas”, explica Everton Braga, um dos fundadores da companhia.

A empresa reúne as informações das principais instituições financeiras com as melhores taxas e apresenta à família, para que possam decidir. É possível deixar o imóvel como garantia, mas não se assuste, o empresário garante que é um bom negócio, “a família poderá pagar o evento de uma vez, sem preocupação e parcelar a dívida a juros mais baixos por um longo período”. Além disso, se já tiverem parte do dinheiro, podem fazer um empréstimo menor com automóvel em garantia e conseguir o restante da verba para pagar a festa.

Para ter mais detalhes sobre os tipos de empréstimos e todo suporte que a CredMov oferece entre aqui . Se informe antes de tomar qualquer decisão e conheça todas as possibilidades pois, como diria o escritor Mario Quintana, “sonhar é acordar-se para dentro” e ninguém deve calar seus anseios por falta de condições. Sempre há uma saída! O importante é correr atrás e não deixar de acreditar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.